Por Paula Zogbi
paulichas@gmail.com
No fim do mês passado, ocorreu o 5° congresso de Jornalismo Investigativo, que contou com palestras e workshops sobre esta área, baseados em temas atuais. O congresso é promovido pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo).
Relativamente jovem, a associação foi criada em 2003 por um grupo de jornalistas brasileiros, com iniciativa de Marcelo Beraba, após assistirem ao seminário “Jornalismo Investigativo: Ética, Técnicas e Perigos”, organizado pela Universidade do Texas e dirigido pelo também brasileiro Rosental Calmon Alves.
Mantida pelos próprios jornalistas afiliados e sem fins lucrativos, seu objetivo é promover eventos relacionados ao tema da investigação, de modo a serem trocadas experiências e ideias entre os participantes. Também são promovidos cursos, presenciais e on-line, para ajudar na formação de jornalistas.
Dentro do site da instituição, é possível acompanhar notícias, textos de opinião e, para associados, ter acesso a coberturas exclusivas, apostilas e outros materiais jornalísticos.
0 comentários:
Postar um comentário