terça-feira, 31 de agosto de 2010

[Fotojornalismo] Ed Viggiani

Em 1976, Ed Viggiani iniciou graduação em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, que não concluiu. Começou a carreira de fotojornalista em 1978, em São Paulo, como freelancer do Jornal da Tarde e da revista Manchete.

No início dos anos 1980, radicou-se em Fortaleza, onde trabalhou para o jornal O Povo e como assistente do fotógrafo Chico Albuquerque. Retornou à capital paulista em 1984, integrando a equipe das revistas IstoÉ e Veja. Em 1987, criou a Agência Fotograma Fotojornalismo e Documentação. Nesse período, colaborou nos jornais Folha de S. Paulo e Jornal do Brasil.

Em 1991, seu projeto Irmãos de Fé, sobre manifestações religiosas no Brasil, ganhou o prêmio The Mother Jones International Fund for Documentary Photography. No mesmo ano, recebeu o prêmio de melhor exposição da Associação Paulista de Críticos de Arte com a mostra individual Matando o Tempo a Golpe de Luz, realizada em São Paulo. Em 1992, passou a atuar como fotógrafo autônomo nas áreas editorial, institucional e de documentação. Em 1998, coordenou a exposição e a edição do livro Brasil Bom de Bola. No fim da década de 1990, participou do projeto Brasil sem Fronteiras. Em 1999, ganhou o Prêmio J. P. Morgan de Fotografia e, em 2006, publicou o livro Brasileiros Futebol Clube.Em 1976, iniciou graduação em Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, que não concluiu. Começou a carreira de fotojornalista em 1978, em São Paulo, como freelancer do Jornal da Tarde e da revista Manchete.

0 comentários: