segunda-feira, 30 de agosto de 2010

[Fotojornalismo] Afinidade com profissão e equipamento

Por Ana Marques e Paula Zogbi
anacgmarques@gmail.com|paulichas@gmail.com

Imagine-se tendo que cobrir 167 apresentações de circo em três dias e meio. Você é o único fotógrafo, tem que ver qual o melhor close-up do malabarista, checar seus equipamentos, descarregar as milhares de fotos no computador, selecionar e prepará-las para serem usadas tFoto Escanhuelaanto em portais da internet quanto em material impresso. E engolindo seu almoço de Nutry e gelzinho.

Esse é o retrato do dia-a-dia de Adriano Escanhuela, fotojornalista especializado em cobertura de eventos culturais e assessoria de imprensa.

É claro que fazer uma maratona dessas requer profissionalismo, mas atualmente qualquer um tem acesso à tecnologia suficiente para fotografar com qualidade, até porque as câmeras digitais já têm 95% de assertividade na captação.

Apesar disso, são justamente os 5% restantes o diferencial a ser explorado no momento. Por exemplo, o obturador da câmera não vai saber que, para captar o instante do gol, é necessário um tempo de exposição à luz mais curto do que o padrão.

Por essas e outras, para exprimir o tema principal do que está sendo apresentado à lente, é essencial ter uma afinidade com o equipamento. Como um instrumento musical, é só depois de muitos erros e alguns acertos que é possível trazer algo novo.

0 comentários: