sexta-feira, 24 de julho de 2009

[Serviços] No jornalismo de serviços, ser preciso é obssessão

Raissa Pascoal
raissapascoal@gmail.com
Ser preciso...

Um erro pode abalar permanentemente a credibilidade de uma publicação. Para manter o título de segunda maior revista da Editora Abril, que perde apenas na arrecadação para a Veja, a Veja São Paulo necessita prezar pelos acertos. De acordo com Carlos Maranhão, diretor editorial das revistas Veja Cidades, a precisão deve ser perseguida obsessivamente.

“Depende só de um dígito para você errar”. Um único toque errado pode causar uma grande confusão. Maranhão dá exemplos sobre as sessões de cinema. Caso o jornalista erre em um número do horário, o leitor pode perder o programa. “Você perde seu dia (...) você fica com raiva da revista”, diz Carlos Maranhão.

Os jornalistas que trabalham nesse tipo de publicação têm de confirmar sempre as informações. Preço do estacionamento, cartões aceitos, horários das sessões, endereços e telefones são informações essenciais. “Esse tipo de informação é tão, ou mais, importante que uma frase bem escrita”, diz Carlos Maranhão.

A credibilidade é tudo para uma publicação de serviços. Uma vez que o leitor seja pego por um erro da revista, é difícil ele confiar novamente.

... É obssessão.

2 comentários:

Ana Claudia M. Justiniano disse...

Qdo eu tava na AR me passaram o número errado de um prédio de banco. Entrei em desespero. Se a mulher tivesse lido esse texto, não teria feito eu perder a viagem!
Fica a dica!
bjão

Felipe Marques disse...

Gostei da charge. Ótima escolha