Lucas Rodrigues
lucas_rodrigues@live.com
Como identificar uma tendência? Qual o segredo para sair na frente dos outros jornais e conseguir publicar uma novidade? Segundo Sylvia Colombo, editora do caderno Ilustrada da Folha de S. Paulo desde maio desse ano, esse é o desafio do jornalismo cultural nos dias de hoje.
De acordo com ela, com o poder de abrangência da internet, as notícias sobre cultura passaram a ser muito mais difundidas. “Todo mundo já sabe esse tipo de coisa”, disse a jornalista. Com isso, os jornais tiveram que sofrer adaptações para seguir o mercado e manter os seus leitores.
Uma das mudanças que atingiram os jornais foi o aumento na preocupação em abranger todos os tipos de gostos. “Você tem que agradar um leitor num dia, e outro no outro”, conta Sylvia, que aponta a diversidade de estilos e a alternância de assuntos como a melhor forma de democratizar a pauta da publicação, que varia desde música clássica a notícias sobre novelas.
Nesse ponto, Sylvia diz que a Folha tem uma vantagem em relação aos concorrentes. “A gente tem mais liberdade editorial”. Além disso, acredita que a Ilustrada é mais ousada graficamente e mais antenada quanto aos assuntos atuais.
2 comentários:
Are Baba!
"Namastê", pessoal!
O mercado fica alegre com o blog da jota, "tique"!
Postar um comentário