quinta-feira, 16 de julho de 2009

[Imprensa] Por que ocorrem erros na imprensa?


Beatriz Amendola

bia.amendola@gmail.com

Figuras muito antipatizadas podem sofrer injustiças Quais são os fatores que mais levam às falhas jornalísticas? Segundo Otávio Frias Filho, pressa, falta de qualificação, paixão ideológica e antipatias são os grandes vilões do trabalho do jornalista.

O diretor da Folha ressalta a gravidade da influência do último item, que pode
levar o profissional a cometer erros de julgamento. "Quando um personagem é muito antipatizado, ele tende a ser injustiçado". Para ilustrar, citou o político Paulo Maluf, freqüentemente hostilizado na imprensa. E ainda completa: "como jornalistas, devemos tentar controlar as nossas paixões".

Além disso, a própria natureza do jornalismo dá certa margem para erros, pois os jornalistas estão sempre lidando com fatos que vão se esclarecendo aos poucos. "O trabalho jornalístico é sempre aproximativo".

Como exemplo, ele citou um caso ocorrido no início do ano: na Suíça, uma brasileira alegou que havia sido agredida por um grupo neonazista. Contudo, depois foi provado que a própria mulher havia ferido a si. Nesse caso, a imprensa noticiou amplamente a versão da suposta vítima como verdadeira, mas teve de se adaptar conforme os fatos iam sendo esclarecidos pelos responsáveis pela investigação.

Confiram nos seguintes links, as versões de veículos de comunicação no inicio e no fim do caso

Portal G1:

versão inicialversão final

Folha Online:

versão inicialversão final

*Os sites foram acessados pela última vez no dia 14/07

4 comentários:

Rafaela Carvalho disse...

Foi que nem o Carlos Tramontina comentou quando foi dar palestra lá na ECA: "Era tudo que a gente queria: uma brasileira em um país da Europa que havia sido agredida. O que ninguém se preocupou em dizer é que era uma brasileira que DIZIA estar grávida e DIZIA ter sido ferida por integrantes de um grupo neonazista". Daí todo mundo passou a ficar mais alerta... e mais cético também, acho. Hahaha!

Felipe Marques disse...

Acho que o grande problema nesse tipo de situação é quando não temos duas versões para o assunto. Também penso que o ceticismo do Tramontina infelizmente é algo com prazo de validade... Bom, que venham as erratas, ao menos.

Yasmin. disse...

A internet, apesar de ser o melhor veículo para a imprensa atualmente, dá abertura para maiores erros. É preciso estar sempre atento. O texto está muito bem escrito. Parabéns.

Guilherme D. disse...

Muito bom ter colocado como exemplo o antes e o depois das matérias!