terça-feira, 2 de março de 2010

Mídia Livre

Cinco empresas (e suas respectivas parceiras) concentram cerca de 90% da audiência no Brasil, segundo Venício Lima, em um artigo para o Observatório da Imprensa. Na palestra para os calouros de jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da USP, Renato Rovai, editor da revista Fórum, diz que a tecnologia pode ajudar na mudança desse cenário. A web permite a construção de um jornalismo próprio, também chamado de mídia livre, que driblam essa concentração no espaço da comunicação.


As tecnologias de informação e as de telecomunicação estão entre os quinze setores de maiores fusões e aquisições no Brasil, entre 1994 e 2001, segundo uma matéria publicada no Estado de São Paulo, em 2002. Apesar dessas grandes fusões, o monopólio da informação foi perdido. Furos jornalísticos podem ser dados por um blog ou até pelo twitter (microjornalismo). Renato Rovai lembra da confusão que houve em torno da aluna da UNIBAN, Geyse Arruda – o furo foi dado inicialmente na internet.

O Editor da Fórum lembra ainda que se as grandes empresas recebem concessões e subsídios, “Por que não mandar esse capital para esse profissional independente?”, completa o jornalista.


Rovai indica ainda alguns livros para os futuros jornalistas:
Free (Grátis) – Chris Anderson
A Regra do Jogo – Cláudio Abramo
Caso da Escola Base: os abusos da Imprensa – Alex Ribeiro

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