quarta-feira, 17 de março de 2010

Formação e emprego

Raissa Pascoal

raissapascoal@gmail.com

O que um bom repórter tem de diferente? “Repórter bom não é investir em ser crítico, é investir em ser bom repórter”, diz João Gabriel de Lima.

A formação dos repórteres de jornalismo cultural foi lembrada na palestra Jornalismo& Cultura. “Eu acho que uma formação técnica não é estritamente necessária. Você precisa ter uma cultura sólida, você precisa conhecer o assunto”, segundo Thiago Ney. O segredo é ter cultura e conhecimento amplos. O jornalista curioso tem vontade de saber, de conhecer. Esse é o perfil de um bom jornalista.

DSC_0004“Quando tiver um curso sobre o que você cobre, vale a pena ir. São duas coisas que se complementam”, de acordo com João.
Mas formação é sinônimo de garantia de emprego? Como em muitas carreiras, o início pode ser difícil, mas estar bem preparado é uma chance de crescer.

João apresentou duas respostas para a pergunta. “Tenho uma resposta de presente uma resposta de futuro”. Hoje, existem menos revistas na área cultural que pagam salários compatíveis com os salários de mercado. “Se você se formar hoje, tem mais chance de trabalhar numa revista de jornalismo econômico, por exemplo”.

Por outro lado, o mercado de cultura está crescendo. João diz a tendência é de as equipes de jornalismo cultural crescerem para suprir a demanda do produto. Dessa maneira, as chances na área cultural crescem e os escolhidos serão os conhecedores dos assuntos das artes.

0 comentários: