Raissa Pascoal
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O trabalho do assessor de imprensa não se resume apenas à produção de releases. Um bom profissional é aquele que está informado sobre seu cliente e que planeja seu trabalho.
O primeiro passo, segundo Lúcia Nunes, é o plano de comunicação. “É sentar com a empresa para entender o que ela faz”. É necessário saber todos os processos do cliente, seu público e seus objetivos no ano. Após uma reunião como essa, o assessor deve montar planos: de mídia (para qual meio de comunicação vai mandar o release) e de crise (caso haja algum episódio negativo para empresa).
Depois de juntar essas informações, chega a hora de começar a divulgar as notícias. Lúcia adverte que a melhor forma de mandar um release via e-mail é direcioná-lo a uma pessoa específica. “Perco tempo, mas faço uma coisa nominal”. Além disso, o assunto do e-mail é o que atrai a atenção do jornalista. Nome da empresa, segmento que ela trabalha e local devem estar no título. A não colocação de anexos e colocação do seu contato no corpo do e-mail são outras dicas importantes.
O assessor deve lembrar que o trabalho dele não é publicidade. Os textos são notícias e não propagandas. “O trabalho do assessor é pulverizar a informação”, diz Lúcia. Ele também deve estar disposto a responder questões e acompanhar a publicação do material enviado para dar o retorno a seu cliente.
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