quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Apresentação do Departamento CJE

Na quarta-feira, 24, professores do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP) deram boas vindas aos novos alunos. O prof. dr. José Luiz Proença, chefe do departamento, dividiu a mesa com os professores doutores José Coelho Sobrinho, José de Paula Ramos Júnior e Luiz Fernando Santoro.


De Paula lembrou que a Universidade de São Paulo, de 75 anos, é a primeira universidade brasileira. Ele frizou que agora os calouros pertencem a ela e devem saber aproveitar o que lhes é oferecido. "A primeira universidade é esta, que é a casa de vocês, é a nossa casa".

Os professores comentaram sobre a organização do corpo docente da ECA e sobre o famoso tripé da universidade, "Ensino, pesquisa e extensão". Os exemplos mais comuns para os graduandos são a própria graduação, iniciação científica e projetos como o Redigir, respectivamente.

O assunto continou pela linha do aproveitamento. Tanto no curso de Jornalismo como no de Editoração, os alunos praticam em disciplinas-laboratório, como produção de jornais e revistas. Mas além de práticas como essas, os professores defenderem a procura dos alunos por atividades que aumentem seu aprendizado e complementem o curso. Santoro deu os exemplos da Iniciação Científica e da participação nas Empresas Juniores.

Já ao fim da apresentação, o Jornalismo foi mostrado como uma profissão constantemente julgada. Colegas, editores, ouvintes e leitores estão sempre fazendo críticas, boas ou não, aos jornalistas. Diante disso, Coelhou ressaltou que os calouros "também são benvindos ao mundo adulto". O Jornalismo é algo que demanda dedicação, tempo e flexibilidade. Para finalizar, o professor resumiu a profissão em "um estado de espírito".

0 comentários: