terça-feira, 23 de março de 2010

O profissional da informação

Raissa Pascoal

raissapascoal@gmail.com

Como se casa imagem com texto? Talvez essa seja uma pergunta que muitos leitores se fazem; mas hoje, para um jornalista, ela deveria ser central. Alessandra Kalko, designer da revista Women’s Health da Editora Abril, diz que “jornalistas têm que pensar que são profissionais da informação”. E imagens são parte desse trabalho.

Fotos, infográficos, desenhos, montagens são recursos gráficos que ajudam o profissional a uma contar uma história para alguém. “Você vai ser o filtro entre o leitor e a informação”, diz Alessandra. Por essa razão, além de escrever seu texto, o jornalista deve pensar em como fazer a informação ser entendida por seu leitor. “O que você precisa saber é editar informação. Tem que saber qual é o ponto principal da história”.

Para isso, ele deve “perder o medo do papel e da caneta” e esboçar também imagens que poderiam completar a escrita. Caso não seja ele que realize a ilustração, o designer ou ilustrador já saberão o que fazer.

Além disso, a ilustração deve ser pensada também para o público. “Temos que pensar para que e para quem eu estou fazendo”. O universo do público, as referências que serão utilizadas e tom de voz são elementos que integram a elaboração da imagem. Depois de tudo pensado e esboçado, a elaboração é muito mais simples.

0 comentários: