Lucas Rodrigues
Além de informar, a infografia deve também emocionar o leitor. É o que contou Luiz Iria, diretor do núcleo de infografia das revistas da Editora Abril, na palestra “Jornalismo& Imagem”. Disse ainda que, muito mais do que a união entre arte e texto, o infográfico tem que ter certo impacto visual, e trazer movimento e ação para as páginas das publicações.
Para ilustrar a sua apresentação, Iria deu o exemplo de um infográfico sobre a evolução do futebol, abordando temas como uniforme, chuteira, bola, preparação física e estádio. Segundo ele, o primeiro passo é definir o estilo das ilustrações, que no caso, foi o realista. Depois disso, inicia-se a fase dos rabiscos e esboços, e o que virá a ser o trabalho final começa a tomar forma. Com a parte visual pronta, explicou que a última tarefa é ligar as imagens com as legendas e blocos de texto.
Iria listou, também, os vários recursos utilizados para se fazer um infográfico, como os cortes (para explicar o que acontece dentro de um vulcão, por exemplo), as cores, o “raio-x”, as setas, os gráficos etc. Além disso, disse que, em várias vezes, o humor é muito útil para passar uma informação de forma diferente. “Dependendo da pauta e do tema, a gente procura passar de uma forma divertida”, afirmou.
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