sexta-feira, 26 de março de 2010

Pedagogia da imagem

Lucas Rodrigues

l.mariano.rodrigues@gmail.com

A função pedagógica da imagem foi o tema da apresentação de Fábio Bosquê, diretor de arte do Almanaque Abril e do Guia do Estudante, na palestra “Jornalismo& Imagem”. Fábio contou que a função didática das publicações onde trabalha é o parâmetro principal para a escolha das fotografias e infográficos das páginas. Para ele, tudo “tem que ser claro, objetivo e direto”.

Segundo Bosquê, “as fotos e as imagens ajudam a construir relações”. Por isso, explicou que procura sempre estabelecer um diálogo entre a fotografia e o texto, a fim de melhor passar a informação. Para isso, disse que busca fotos marcantes, que tenham muito significado e que funcionem como representação imagética do conteúdo escrito.

Sobre o papel do jornalista nessa nova situação da comunicação, afirmou que acredita muito na necessidade de desenvolvimento desse tipo de habilidade por parte dos profissionais. De acordo com ele, é muito importante “exercitar esse raciocínio visual”, pois a infografia é uma linguagem que está ganhando muito espaço, e não podemos ficar alheios a esse fato. “Hoje a gente tem que ter uma cabeça de editor. Tem que pensar o conjunto”, completou.

1 comentários:

Unknown disse...

A gente tem foto das palestras no Flickr?