Raissa Pascoal
raissapascoal@gmail.com
Hoje, 85% dos assessores de imprensa são jornalistas. Porém, a antiga rixa entre jornalistas de redação e jornalistas assessores ainda existe, segundo Lúcia Nunes, diretora da agência LN Comunicação, na palestra Jornalismo & Comunicação. O que muda a relação entre esses dois profissionais é a qualidade do trabalho do assessor. “Se o assessor fizer um trabalho bem feito, torna-se um braço dentro da redação”, diz Lúcia.
A função da Assessoria de Imprensa é intermediar pessoas físicas ou jurídicas e a mídia. Produção de releases, treinamento de mídia e gestão de crises fazem parte do trabalho.
O que faz, no entanto, um bom assessor? Assim como jornalistas de redação, o assessor deve estar em dia com a leitura. Ele atende diversas áreas e, por essa razão, deve estar preparado para responder perguntas sobre seu cliente. “O jornalista precisa ler muito. O quê? Tudo.”, diz Lúcia. “Toda vez que você for atender um cliente, você precisa entender do assunto”.
Para aqueles que estão iniciando, Lúcia sugere trabalhar primeiro em redação e depois em assessoria. “O interessante é que você conheça bem o caminho da redação de um jornal”. Dessa forma, o assessor estará mais bem preparado para atender às expectativas de seus clientes.
0 comentários:
Postar um comentário