quarta-feira, 4 de novembro de 2009

[Perfil] William Bonner

Lucas Rodrigues
l.mariano.rodrigues@gmail.com

bonner

Publicitário, jornalista, escritor, locutor de rádio e apresentador de TV. Não são poucas as qualificações que preenchem o currículo de William Bonemer Júnior, mais conhecido como William Bonner. Nascido em 16 de novembro de 1963, em Ribeirão Preto, o âncora do telejornal de maior audiência do país teve que passar por diversas experiências até chegar ao cargo.

Formado em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Bonner iniciou sua carreira como redator publicitário em 1983, na agência paulista Mass. O seu primeiro contato com o jornalismo aconteceu, porém, um ano depois, na Rádio USP FM, em que foi locutor.

Seu trabalho na TV começou em 1985, na Bandeirantes de São Paulo, como locutor e apresentador. No ano seguinte, foi convidado pela TV Globo, onde acumulou as funções de apresentador e editor do SPTV. Desde então, fez parte das equipes do Fantástico, do Jornal da Globo e do Jornal Hoje.

Em 1996, assumiu o Jornal Nacional, onde continua até hoje, ao lado de sua esposa Fátima Bernardes. Lá, participou de coberturas importantes como a dos atentados ao World Trade Center, das eleições presidenciais de 2005 e da morte do Papa João Paulo II.

Este ano, em comemoração aos 40 anos do Jornal Nacional, Bonner escreveu o livro “Jornal Nacional: Modo de Fazer”, em que explica a rotina e mostra os bastidores do programa. Em uma recente entrevista, o jornalista admitiu ser muito exigente como editor-chefe do telejornal, e que mesmo após tantos anos em frente às câmeras, não se sente confortável com a sua própria imagem: “Sou muito crítico, até hoje não gosto de me ver”.

2 comentários:

Ana Cesar disse...

Gostei tanto do blog J.Júnior que postei-o no Stoa. Parabéns pelo trabalho.

Ana Cesar
www.stoa.usp.br/anacesar

Lucas Rodrigues disse...

Obrigado, Ana!