segunda-feira, 9 de novembro de 2009

[Bonner] A universidade na formação do jornalista

Raissa Pascoal
raissapascoal@gmail.com

Em uma sala da Escola de Comunicações e Artes, há 20 anos, José Coelho Sobrinho, professor da casa, disse para os alunos “Este grupo que está aqui vai ser um grupo de ponta no jornalismo brasileiro”. Um dos alunos era William Bonner.


Estudante de Publicidade, um tanto deslocado no grupo, Bonner aproveitava para assistir a aulas de outros cursos. Para ele, aproveitar tudo o que a mais importante universidade brasileira, a Universidade de São Paulo, oferece é uma oportunidade imensa.

Segundo Bonner, aqueles colegas que mais andaram pela USP foram os que se colocaram melhor no mercado. Neste ponto alguns poderiam dizer: “Mas o mercado está saturado e o diploma não é mais obrigatório”. Para estes, Bonner retruca: “O mercado não está saturado para bons profissionais de boas universidades”. Curiosidade, domínio da língua portuguesa e interesse pelo conhecimento humano, como História, Filosofia e Sociologia, fazem a diferença na profissão.

O editor-chefe do Jornal Nacional diz que colheremos bons resultados aqui dentro se soubermos aproveitar. Ele é a prova de que, mesmo sendo um estudante de publicidade cursando algumas matérias de jornalismo, o importante do “fazer jornalístico” é “pensar o jornalismo a todo instante” e em um plano abrangente

1 comentários:

Lucas Rodrigues disse...

Ficou muito bom, Rá!

Parabéns!