quinta-feira, 5 de novembro de 2009

[Bonner] Jornal Nacional: Modo de Fazer

Raissa Pascoal

raissapascoal@gmail.com

Publicado em setembro deste ano pela editora Globo, no Rio de Janeiro, Jornal Nacional: Modo de Fazer é um livro comemorativo pelos 40 anos do Jornal Nacional. William Bonner, atual editor-chefe Jornal Nacional Modo de Fazerdo JN, escreve a obra com a intenção de mostrar o telejornal através dos olhos de alguém de dentro.

O livro começa discorrendo sobre a estrutura da Rede Globo, que dá base para a produção do jornal. Bonner fala das emissoras afiliadas espalhadas pelo Brasil e do trabalho da equipe na apuração das notícias.

Após isso, o autor passa a mostrar o planejamento de um dia típico do JN. Bonner discorre sobre as reuniões realizadas ao longo do dia, o processo de decisão das pautas a partir de critérios de seleção, a apuração, a edição, o fechamento, até a ida ao ar.

No entanto, o JN não é feito apenas de dias normais. Nos dias atípicos, acontecem eventos inesperados, como a morte de uma figura importante ou atentados do PCC em São Paulo. Para dar contar de cobrir esses acontecimentos, a equipe do JN deve se organizar em pouco tempo para colocar a notícia no ar. Épocas de eleição também se incluem nesse campo.

Por fim, Bonner comenta sobre o estilo da linguagem do JN. Assistido por muitos brasileiros, de diversas origens e classes sociais, o texto do jornal é feito por pessoas que se preocupam com o entendimento de todos os telespectadores.

Os direitos autorais do livro foram doados a Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde será realizada a palestra com William Bonner na próxima segunda-feira.

0 comentários: