terça-feira, 1 de setembro de 2009

[Perfil] Quem é Cláudio Edinger?

Assistiu a palestra de hoje e gostou? Quer saber mais sobre Cláudio Edinger? A J. Júnior preparou um pequeno perfil do fotógrafo para você!

semanafoto1of4

Cláudio Henrique Edinger nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de maio de 1952. Mudou para São Paulo com sua família antes de completar dois anos de idade, onde se formou em economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1974. Nunca exerceu a profissão de economista.

Na década de 1970, apaixonou-se pela fotografia. Sua primeira exposição individual aconteceu no MASP, em 1975.

Edinger 2Em 1975, mudou-se para Nova Iorque, onde viveu até 1996. Na época, a cidade norte-americana era o centro da fotografia mundial. O trabalho de Edinger era autônomo; ele enviava fotografias para periódicos tanto do Brasil como dos Estados Unidos.

Suas fotos de artistas e excêntricos no Chelsea Hotel resultaram em seu primeiro livro em 1983, que leva o nome do local.

Em Venice Beach, Califórnia, dá prosseguimento ao trabalho no Chelsea Hotel. Suas fotografias deram origem a “Venice Beach”, importante livro para seu desenvolvimento profissional. Na Índia, para onde viajou depois, amadureceu ainda mais como profissional.

Na volta ao Brasil, a lida com o Alzheimer de sua avó lhe abriu caminho para pesquisar sobre doenças mentais no país. Essa experiência originou o livro “Madness” (Loucura). O ensaio, de muita originalidade, foi realizado no maior asilo de doentes mentais da América Latina, Juqueri, em Franco do Rocha (SP).

Edinger 3 De 1991 para cá, Edinger já fotografou o carnaval em diferentes regiões do Brasil, a cidade do Rio de Janeiro e a cidade de São Paulo.

Seu mais recente trabalho é “São Paulo: minha estranha cidade linda”, que o fez receber o Prêmio Porto Seguro.

Cláudio Edinger é considerado mestre no ensaio fotográfico e sua reputação é internacional. Ganhador de vários prêmios, Edinger envolve-se com seus temas e usa de sua profissão de fotógrafo para fazer pesquisas.

1 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a palestra de Claudio Edinger. Rico no olhar e em experiencias de vida. Foi didatico, esclarecedor e apaixonante.
Parabens a toda equipe organizadora deste evento.
Nica