quinta-feira, 3 de setembro de 2009

[Fotojornalismo] O ser, a fotografia e o significado

Raissa Pascoal
raissapascoal@gmail.com

"O que o fotógrafo faz é transmitir imagens deste mundo para outro, um mundo banal". A frase é do vídeo de apresentação do fotógrafo Márcio Scavone na palestra de "Fotojornalismo e revista".

Mas escolher a imagem certa não é simples. O grande fotógrafo é aquele que tem um instinto de saber olhar para a imagem e dizer "é esta". A escolha é algo pessoal, cada um tem um parâmetro.
DSC_0058

"Um dia o editor falou que eu fazia fotojornalismo e eu fiquei muito surpreso. Eu pensei que eu fazia retrato", diz Scavone. Para ele, "todo retrato é um auto-retrato (...) Você está pondo a sua vida, você está pondo o seu ser".

Em complemento a Scavone, Pio Figueiroa diz que "o resultado de uma foto é mais importante que um pretensão individual".

Porém, não é só o fotográfo que atua na construção . Uma mesma fotografia pode ter diversos significados. "Uma fotografia da lua na parede de um general é diferente de uma fotografia da lua na parede de uma moça apaixonada", diz Scavone.

1 comentários:

Gladston Barreto disse...

Gostei do pessoal da Cia de Foto...Achei o Scavone Arrogantaço...