sexta-feira, 4 de setembro de 2009

[Fotojornalismo] A fotografia a favor da publicidade

Nathália Monteiro dos Santos
natms27@gmail.com

José Fujocka ingressou no mundo das artes através da pintura. Estudante de artes plásticas, ele fez um curso de fotografia no Instituto Lasar Segall. Foi ali que se apaixonou por registrar a vida em quadros e escolheu dedicar sua vida profissional a isso.

Fujocka se envolveu primeiramente com o fotojornalismo. Ele trabalhou no jornal Notícias Populares, onde fotografou desde celebridades até pessoas mortas. Ele optou por sair do jornal e se arriscar no ramo de fine art, ampliando fotos de sua autoria e fazendo intervenções com fins estéticos. Mais tarde, ele passou a ser requisitado por seus amigos fotórgrafos.

A demanda por seu trabalho incentivou Fujocka a montar seu próprio laboratório fotográfico. No início, ele só lidava com fotos em preto e branco, para exposições ou cópias museológicas; seu foco eram os fotógrafos que realizavam projetos artísticos. Esse nicho, no entanto, não trazia recursos suficientes para que o negócio se sustentasse.

A experiência que tinha na parte de criação, na qual lidava com programas como Pagemaker e Photoshop, ajudou-o a conseguir um emprego em uma agência de design. Lá, ele atuou como diretor de arte durante dois anos e fez diversos projetos para a indústria farmacêutica.

Nesse período, Fujocka ampliou muito seu conhecimento sobre Photoshop. Isso foi importantíssimo para que ele fosse indicado para um novo cargo em um outro estúdio fotográfico, onde ficou até 2002. Foi quando Fujocka decidiu ser um empreendedor mais uma vez e montou um laboratório fotográfico em um quartinho dentro de sua própria casa. É lá que as artes para várias campanhas publicitárias são elaboradas.

Hoje, a Fujocka Photodesign conta com uma equipe de apenas doze pessoas. É uma empresa pequena, assim como as outras do ramo. Fujocka explica que o tamanho reduzido é justificado pelo trabalho que elas executam, que é “muito minucioso e exige um olhar muito apurado. O que importa é a qualidade.”

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