Raissa Pascoal
raissapascoal@gmail.com
Na palestra sobre "Fotografia e revista", Pio Figueiroa, da Cia de Foto, comentou sobre a diferença de mercado nacional e internacional para a fotografia.
A revista no Brasil depende muito de retratos. Segundo Pio, "dá para dizer que 90% da demanda são retratos". Já para revistas internacionais, os trabalhos são mais elaborados.
Para o fotógrafo, a relação com o mercado de fora é mais interessante. O campo de trabalho é mais aberto. Espera-se que o fotógrafo pense e crie uma história a partir da imagem.
Por outro lado, no Brasil, não se tem muito espaço de atuação para se levar a imagem ao campo subjetivo.
A relação no mercado brasileiro de revista é mais prática e objetiva. Pio diz que trabalham a produção para virar um produto, uma venda. Para ele, na produção nacional, a noção de fotojornalismo fica a dever. "É um certo marketing para trabalhar nossa produção", diz sobre a produção de fotos para revistas.
0 comentários:
Postar um comentário