quinta-feira, 3 de setembro de 2009

[Fotojornalismo] A oposição da fotografia no Brasil e no exterior

Raissa Pascoal
raissapascoal@gmail.com

Na palestra sobre "Fotografia e revista", Pio Figueiroa, da Cia de Foto, comentou sobre a diferença de mercado nacional e internacional para a fotografia.

A revista no Brasil depende muito de retratos. Segundo Pio, "dá para dizer que 90% da demanda são retratos". Já para revistas internacionais, os trabalhos são mais elaborados.

DSC_0041Para o fotógrafo, a relação com o mercado de fora é mais interessante. O campo de trabalho é mais aberto. Espera-se que o fotógrafo pense e crie uma história a partir da imagem.

Por outro lado, no Brasil, não se tem muito espaço de atuação para se levar a imagem ao campo subjetivo.

A relação no mercado brasileiro de revista é mais prática e objetiva. Pio diz que trabalham a produção para virar um produto, uma venda. Para ele, na produção nacional, a noção de fotojornalismo fica a dever. "É um certo marketing para trabalhar nossa produção", diz sobre a produção de fotos para revistas.

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