sexta-feira, 4 de setembro de 2009

[Fotojornalismo] A Madona de Bentalha

Raissa Pascoal
raissapascoal@gmail.com

Após especificar as três dimensões da imagem - significação, forma e pragmatismo -, Philippe Dubois exemplifica com uma fotografia de Hocine Zaourar, chamada "A Madona de Bentalha". A foto é de uma mãe após saber da morte de seus filhos no massacre no subúrbio de Bentalha, na Argélia, em 1997, na época dos movimentos fundamentalistas islâmicos.

Três Imagens - Madonda de Bentalha Como documento, a foto representa o desespero e a perda. A sua significação intrínseca, ou seja, aquela que reconhecemos como algo já visto, é o massacre e o sofrimento do povo argelino. Já a referencial, que necessita do contexto, está ligada ao significado de dor da guerra.

Após ser chamada de Madona, a foto passou a ser mais do que um documento, era um monumento, um símbolo. Isso aconteceu porque, quando falamos em Madona, inscrevemos a imagem na tradição cultural e iconográfica cristã. Ela adquire uma forma, não apenas uma significação. A imagem passou a ser a representação de Pietá, ligado ao sofrimento de Nossa Senhora após a morte de Cristo. É a figura da mãe sem os filhos, sacrificados em nome de sua religião

O sucesso da foto foi grande, com a publicação em 750 jornais do mundo. Hocine Zaourar recebeu o World Press Photo de 1997, a mais importante recompensa internacional na matéria de fotojornalismo.

1 comentários:

Lucas Rodrigues disse...

Ótimo texto, Raissa!

Parabéns!