terça-feira, 1 de setembro de 2009

[Fotojornalismo] A fotografia para Cláudio Edinger

Raíssa Pascoal
raissapascoal@gmail.com

"A gente não fotografa para ninguém, a gente fotografa para a gente". Esta é uma das frases com que Cláudio Edinger começa sua apresentação na palestra sobre "Fotojornalismo e cidade". Basicamente, a fotografia, para ele, pode se sintetizar em dois conceitDSC01661os, o conhecimento e a pesquisa.

Com a fotografia, diz Edinger, "eu aprendo sempre quem eu sou e sobre quem vocês são, como o mundo é". O maior interesse do fotógrafo é pela dualidade da vida. O exemplo de ambiguidade dado é do carnaval. Em um situação recorrente na vida, um homem vestido de mulher causa estranheza, já no contexto do carnaval, causa graça.

Para conhecer o mundo, Edinger usa a fotografia também como um instrumento de pesquisa. Ele disse que a sua proposta, desde o começo da carreira, era fazer livros. A razão para essa preferência é a possibilidade de maior aprofundamento da pesquisa. "Para mim, 30% da fotografia é pesquisa. Tanto do que você vai fotografar ou fotografou, como do que já foi feito". Seus trabalhos são uma mistura entre sua vida, seus temas e seu trabalho de pesquisa. "Eu sempre achei que era um artista fazendo fotojornalismo".

2 comentários:

Felipe Marques disse...

Otima escolha de aspas.
Gostei

Lucas Tófoli Lopes disse...

Que aspas lindas! Gostei muito! A fotografia como algo pessoal, mostra o mundo, mas mais do que isso, mostra o olha, a personalidade e a sensibilidade de quem está por trás da máquina fotográfica. Belo!