terça-feira, 1 de setembro de 2009

[Fotojornalismo] Dificuldades da profissão

Beatriz Amendola e Raissa Pascoal
bia.amendola@gmail.com / raissapascoal@gmail.com

DSC01697Álbuns de casamentos e flagras dos famosos: ambos são o temor de boa parte dos aspirantes a fotógrafos. Cláudio Edinger, que já fez os dois, desmistifica isso: “Acho que tudo acrescenta”. Ele compara a fotografia à medicina, devido às amplas possibilidades. “Há mil caminhos, mas você tem de escolher o que te dá mais prazer ”.

“A gente passa por muita coisa. Desde o Martinelli eu já sabia o que queria”, comenta. Para ele, essa consciência é o mais importante. Seu colega Flávio Florido acrescenta: “Dedicação é a primeira palavra. O resto o tempo vem trazendo”.

Sobre as dificuldades da carreira, Edinger conta que em NY vivia com 200 dólares por mês. E comenta: “Não é grana; é o que você quer fazer”.

Para concluir, Florido lembra que as barreiras da profissão estão sendo derrubadas aos poucos. Antigamente, por exemplo, era muito dificil ter uma camera – o que não acontece hoje. A internet também contribui para isso, pois permite ao fotografo divulgar seu trabalho de um jeito muito mais fácil. "Hoje a fotografia está muito mais perto, muito mais acessível", finaliza.

2 comentários:

Felipe Marques disse...

Flagras de famosos. Adorei. Hahaha

Lucas Tófoli Lopes disse...

Como assim NY com só U$200 por mês no bolso? Aushausahsa. Viver só do que você gosta deve ser muito difícil - ainda mais com a grana curta desse jeito. Mas também deve seu muito gratificante! Hoje vivo parte disso, que bom! =D