terça-feira, 1 de setembro de 2009

[Fotojornalismo] Fotografia com qualidade é aquela com conteúdo

Raissa Pascoal
raissapascoal@gmail.com

No jornalismo, a qualidade de informação de uma foto é o seu conteúdo. Como um texto, uma foto jornalística deve ser objetiva e direta. Não é apenas a imagem que importa, mas o momento em que ela foi tirada e o que ele representa.

Segundo Enio Leite, da escola Focus - durante o workshop de “Fotojornalismo e conceitos básicos de fotografia"-, "a informação visual é a primeira coisa que o leitor quer ver". Se o fotógrafo conseguir passar a informação na dose certa para o leitor, ele direciona o olhar. O leitor saberá o que ver.

obama discurso Enio deu o exemplo de uma foto de Barack Obama. Para explicar sua qualidade de informação jornalística, o palestrante usou elementos da fotografia. A profundidade de campo é um deles. Ela é a região da área da foto que ficará nítida, enquanto todos os outros elementos fora dessa região ficarão desfocalizados.

No exemplo, Enio mostrou que a profundidade de campo na imagem do presidente norte-americano aumenta seu impacto visual. Isso enfatiza o seu carisma e sua popularidade.

2 comentários:

Lucas Tófoli Lopes disse...

Muito boa a máxima do título. Realmente, fotojornalismo é informação, e a principal mensagem de um fotografia é aquilo que está focado

Grace Olsson disse...

Professor Ênioe um profissional maravilhoso. É meu ´+idolo na fotografia.
Parabéns para ele e vc, tbm
dias felizes.
graceolsson.com/blog