quarta-feira, 1 de junho de 2011

Jornalismo Literário: Edvaldo Pereira Lima

por Luísa Granato

ed8

A segunda palestra no primeiro dia do evento Histórias que se contam: o jornalismo em grandes reportagens será de Edvaldo Pereira Lima, formado em Jornalismo e Turismo com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação. Sua principal atuação é em jornalismo, literatura da realidade, livro-reportagem e jornalismo literário.
Esse último é tema de sua palestra. Ele é autor de diversos livros sobre o assunto, como Páginas ampliadas: O livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura, O que é livro-reportagem e Jornalismo literário para iniciantes, no qual ele aborda a adaptação das técnicas narrativas da ficção para o registro do acontecimento.

O jornalismo literário é uma forma mais humanizada de aprofundar uma reportagem, mostrando o ponto de vista mais pessoal e critico sobre a realidade. Um exemplo de livro-reportagem é Ayrton Senna: Herói de um novo tempo, também escrito pelo palestrante. Ele analisa em dois volumes não somente sua trajetória no esporte, mas sua simbologia para a sociedade e seu legado. O vinculo criado pela admiração do herói em brasileiros e estrangeiros é contado unindo história de pessoas comuns com a de Ayrton e de seu instituto, um projeto social que beneficia milhões de jovens a cada ano.

Edvaldo Pereira Lima já lecionou na Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP), além de ser professor e co-fundador da Academia Brasileira de Jornalismo Literário. O objetivo da ABJL é promover o avanço e ensino do Jornalismo Literário no país. Por meio de cursos, a academia contribui para a melhor produção do gênero na imprensa brasileira, pois eles acreditam na evolução do jornalismo brasileiro por meio dessa fusão entre a narrativa e o jornalismo.

0 comentários: