terça-feira, 7 de junho de 2011

José Hamilton Ribeiro e sua Realidade

Por Paula Peres

hamilton

José Hamilton Ribeiro nasceu em 29 de agosto de 1935, na cidade de Santa Rosa do Viterbo, interior de São Paulo. Iniciou o curso de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, mas no penúltimo ano do curso foi convidado a deixar a faculdade por ter participado de uma greve de estudantes. Ironicamente, 19 anos depois, voltou à faculdade como parte do corpo docente. É formado em direito pela Universidade de Uberaba.

Seus mais de 50 anos de carreira lhe renderam sete prêmios Esso de Reportagem, Personalidade da Comunicação e o título de ‘Rosto do Jornalismo brasileiro’ da Revista Ícaro. Considerado um dos maiores nomes na correspondência de guerra, a profissão parece mesmo ser sua vocação: Se eu fosse fazer outra coisa, na certa não seria feliz.”, afirma em entrevista dada à Associação Brasileira de Imprensa, no ano de 2005.

Em 1968, cobrindo a Guerra do Vietnã, embrenhou-se pelas matas do país com o fotógrafo japonês Keisaburo Shimamoto e acabou sofrendo um acidente: uma mina terrestre lhe amputou a perna esquerda. No livro “O gosto da guerra”, José Hamilton relata de maneira intensa e emocionante o drama por ele vivido.

O jornalista fechará o ciclo de apresentações do evento “Histórias que se contam: O jornalismo em grandes reportagens” autografando o livro “Realidade Re-vista”, de autoria própria e de seu amigo José Carlos Marão. O livro reproduz algumas das principais reportagens publicadas na revista, entre os anos de 1968 e 1969, época considerada o auge da publicação, que encerrou suas atividades no ano de 1976.

0 comentários: