sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sérgio Dávila: Jornalismo de Guerra

Roberta Barbieri

Sergio Davilla

O segundo dia do evento Histórias que se contam: o jornalismo em grandes reportagens terá a presença do jornalista Sérgio Dávila, que dará a segunda palestra. Atualmente, ele é editor executivo do Jornal Folha de São Paulo, mas nesse mesmo veículo já foi correspondente em Washington, editor da Ilustrada e colunista da “Revista da Folha”. Além disso, já trabalhou nas revistas “Veja SP” e “Playboy” e como comentarista internacional do telejornal “SBT Brasil”. Também foi crítico de cinema e cobriu 4 vezes o Oscar.

No entanto, sua especialidade é o Jornalismo de Guerra, tema de sua palestra. Entre os anos de 2000 e 2003, Dávila foi correspondente da Folha em Nova York e cobriu o atentado terrorista de 11 de setembro. Com isso escreveu o livro "Nova York - Antes e Depois do Atentado", no qual ele escreve o cotidiano da cidade antes do atentado e as mudanças que ocorreram depois dele, como trabalho dos bombeiros e o clima de pânico que pairou sobre a cidade.

Além disso, Sérgio Dávila foi o único repórter brasileiro a cobrir a Guerra do Iraque em Bagdá, junto com o fotógrafo Juca Varella. Depois dessa experiência ele escreveu o livro "Diário de Bagdá - A Guerra do Iraque Segundo os Bombardeados" que é em formato de um diário e narra os principais fatos vividos por ele durante essa cobertura.

0 comentários: