quinta-feira, 2 de junho de 2011

Perfil jornalístico: Sergio Vilas-Boas

por Caroline MonteiroSergio Vilas-Boas

Sergio Vilas-Boas é considerado um dos maiores especialistas em narrativas biográficas. Mestre e doutor pela ECA/USP, o jornalista trabalhou em jornais durante dez anos e colaborou com a fundação da Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL). Também é professor e já escreveu vários livros sobre biografias e perfis, como “Biografismo – Reflexões sobre as escritas da vida”, onde investiga e reflete sobre esse tipo de jornalismo, e “Perfis – E como escrevê-los”, que contém doze perfis de escritores renomados. Seu romance “Os Estrangeiros do trem N” foi premiado com o Jabuti (o mais importante prêmio literário do Brasil).

Em entrevista para o blog Digestivo Cultural, em 2008, Vilas-Boas disse que a revista Realidade “foi a melhor experiência brasileira de imitação do New Journalim norte-americano”, gênero jornalístico que tem como característica principal a mistura entre a narrativa literária e a jornalística.

O jornalista e escritor estará presente no 2º dia do evento “História que se contam: o jornalismo em grandes reportagens”, falando sobre Perfil Jornalístico.

0 comentários: