segunda-feira, 6 de setembro de 2010

[Fotojornalismo] A sensibilidade vence a técnica

Por Leandro Gouveia
lereisgouveia@gmail.com

Rogério Santos da Costa tem 26 anos e é recenseador do IBGE. Morador de Taboão da Serra, município da Grande São Paulo, teve sua sensibilidade reconhecida pelos jurados da IV Semana de Fotojornalismo, que elegeram sua foto como a melhor da saída fotográfica.

Mesmo com uma câmera amadora, Rogério conseguiu registrar o contraste social existente na capital paulista, representada por um prédio em ruínas na região da Estação da Luz e um anúncio de casas e chácaras colado em um poste.

Apesar de ter sido premiado por uma fotografia que retrata uma construção, Rogério prefere tirar fotos de pessoas. Por conta disso, passou por apuros na saída fotográfica. Ao tentar registrar um grupo de usuários de craque, foi abordado por mais de um deles. Depois de tentar argumentar, achou a melhor solução: fugir.

Por enquanto, a fotografia é apenas um hobby. Influenciado por um álbum de família em que os pais aparecem com roupas da época em que era muito pequeno, o fotógrafo amador sentiu o desejo de documentar o seu dia-a-dia para registrar a história.

Com o mínimo de técnica, mas com muita vivência e vontade de fotografar, Rogério da Costa mostra que “o clique é só um detalhe”.

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Rogério, você merece...
Afinal o clique é só um detalhe.!!
Aproveite cada momento e Boa Sorte!!!

Rei Santos disse...

Mais uma prova que a sensibilidade supera o equipamento. Parabéns Rogério, e muita luz em sua vida!