sábado, 4 de setembro de 2010

[Fotojornalismo] O fotógrafo de expedições

Por Jéssica Stuque
jessicastuque@gmail.com

DSC00125 Luciano Candisani iniciou sua carreira “do outro lado da rua”. Cursou biologia, mas foi na fotografia que se firmou. A primeira grande oportunidade surgiu com um trabalho para fotografar uma expedição científica na Antártica. Admite, “fui de cabeça”. Chegando lá, o que o esperava? Fotos da fauna submarina. Mesmo diante dessa situação, o iniciante “fotógrafo de expedições” mostrou seu potencial em enxergar o ‘momento decisivo’ até mesmo debaixo d’água.

A próxima parada seria a Patagônia. Foi realizando o mesmo tipo de trabalho durante seis meses, que Luciano foi solidificando sua imagem como fotógrafo. A partir daí, continuou sua trajetória como contador de histórias da natureza.

Uma de suas histórias ganhou contorno especial: o Atol das Rocas, único atol do Atlântico Sul que é formado por duas ilhas baixas que somem quando a maré está alta. Para que a foto mostrasse sua interpretação, o fotógrafo percebeu que só poderia tirar a foto dentro d’água. Ao descrever o seu trabalho, percebe-se que ele faz, de fato, o que é sua paixão: contar histórias sobre a natureza através de suas fotos.

0 comentários: