sábado, 4 de setembro de 2010

[Fotojornalismo] Naturalmente fotógrafo

Por Jéssica Stuque
jessicastuque@gmail.com

Para Luciano Candisani, a natureza é um ambiente rico em oportunidades. Entretanto, é fácil cair nos clichês e repetições. Por isso, seguindo a proposta da revista “National Geographic”, ele tenta encarar o tema da natureza com uma abordagem jornalística, ressaltando que a fotografia deve ficar entre a arte e o jornalismo. Além disso, ressalta uma expressão cunhada por Bresson - um dos mais importantes fotógrafos do século XX: ”A busca é pelo momento decisivo”.

Mas como encontrar esse momento decisivo, já que não se pode ter controle sobre a natureza? O tempo é uma das ferramentas importantes nesse processo; porém, ainda mais importante, é estar preparado para o que vier à sua frente. Para Candisani, “a antecipação é o maior trunfo”, e no seu caso, estar preparado significa conhecer o comportamento do animal.

Além disso, diz que a fotografia é uma interpretação. “O que eu fotografo na natureza não são os animais e também não são paisagens. A minha busca real é por uma terceira entidade que é formada pela ligação das espécies com o ambiente”. Este é o ponto que, para o fotógrafo, melhor traduz a sua interpretação. Enfatizando esta questão, citou ainda mais uma famosa fotógrafa, Susan Sontag: “Fotografar é atribuir importância”.

0 comentários: