quinta-feira, 2 de setembro de 2010

[Fotojornalismo] Por que as fotos borram?

Por Jéssica Stuque
jessicastuque@gmail.com

“A gente tem que ter em mente o que quer da foto”. Foi com essa frase que Michelle Moss iniciou o Workshop “Parar o tempo”. Fotógrafa há 12 anos e professora da escola Techimage, ensinou como usar a velocidade das câmeras para se ter uma boa foto.

Uma das principais dúvidas de quem tira fotos é: “por que as fotos borram?”. Michelle responde a essa pergunta, dizendo que isso acontece porque a velocidade está lenta. Para se congelar a imagem é preciso aumentar a velocidade. Mas, qual é a velocidade recomendada?

Para se congelar um jogo de futebol, é 500. Para um corrida de Fórmula 1, é 800. Para a asa de um beija-flor é acima de 1000. Mas o campeão de velocidade foi o tiro. Para se congelar a imagem de um tiro, a velocidade recomendada é 8000. Esses números representam quantas vezes o segundo foi dividido, ou seja, a incrível velocidade 8000 é o mesmo que 1 segundo dividido por 8000.

Michelle explicou, ainda, que esses valores estão relacionados à distância focal – o ângulo da visão. Se a distância focal é de 100 mm, a velocidade recomendada é 100 ou acima de 100.

Entretanto, enfatiza o ponto inicial e recomenda: “Primeiro faz a foto na cabeça, depois clica”.

0 comentários: