terça-feira, 30 de agosto de 2011

[Fotojornalismo] Wagner Souza e Silva

Wagner Souza e Silva atua como fotógrafo desde 1994 e é Professor Doutor do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Pela Escola de Comunicações e Artes da USP, concluiu graduação em Rádio e Televisão e fez mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação.

A palestra de Wagner, pela V Semana de Fotojornalismo, ocorrerá no dia 1 de setembro e, juntamente com José Cordeiro, ele abordará o tema “crenças”. Com relação a esse tema Wagner trabalhou por dez anos como fotógrafo do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, registrou artefatos diversos, entre eles objetos de culto e de universos míticos e sagrados. Além dessa documentação do acervo, ele também atuou como fotógrafo em trabalhos arqueológicos de campo no Brasil e no exterior. Com relação ao registro de artefatos, ele foi responsável pelas fotografias do livro “A plumária indígena brasileira”, que foi premiado com o Jabuti na categoria de produção editorial em 2000.

Wagner também abordará na palestra seu trabalho mais recente, que será publicado em breve, que traz fotografias de uma coleção de artefatos da etnia Xikrin.

Wagner, a partir do seu mais novo trabalho, tentará observar as tensões a respeito da crença na objetividade da fotografia, sobretudo em áreas de conhecimento onde a técnica fotográfica é instrumento fundamental em áreas de registro e pesquisa.

1 comentários:

Rocio disse...

A verdade é que se pode sempre tem que estar ciente dessas coisas, porque é importante para contribuir com algo, mas também é importante saber onde os restaurantes onde você pode ir para comer em lugares como Butanta