domingo, 28 de agosto de 2011

[Fotojornalismo] José Cordeiro

José Cordeiro Albano estará na V Semana de Fotojornalismo falando sobre o registro de crenças como ícones, ao lado de Wagner Souza e Silva, no dia 1 de setembro.

O fotógrafo nasceu em Fortaleza em 1944 e começou a fotografar em 1967, ainda cursando Letras na Universidade Federal do Ceará. Em 1972, terminou o mestrado em fotografia pela Newhouse School of Public Communications da Syracuse University, de Nova York.

Em 1973, ministrou cursos de iniciação à fotografia ao Serviço de Extensão da Universidade Federal do Ceará (Casa Amarela).

Um ano depois, consagrou-se na profissão com De carona na Europa com José Albano, uma série de reportagens publicadas pelo jornal O Povo, de Fortaleza. A partir daí, passou a ser autônomo: fez ilustrações para livros, restauração de fotos antigas, fotografou profissionalmente para o comércio e indústria do Ceará e ainda trabalhava ocasionalmente com fotojornalismo.

Um de seus trabalhos mais conhecidos é a Coleção Tapeba, uma coleção de retratos, que resultou numa exposição individual exibida no Brasil, na Alemanha e na Inglaterra.

José Cordeiro foi premiado diversas vezes, em concursos internacionais como o “Living Together”, em Tokyo, Japão.

0 comentários: