quarta-feira, 24 de agosto de 2011

[Fotojornalismo] Helouise Costa

Helouise Costa, docente e curadora do Museu de Arte Contemporânea (MAC) desde 1993, é uma das palestrantes da mesa redonda “O poder do Fotojornalismo para formar ícones” , que acontece no dia 29 de agosto, parte da V Semana de Fotojornalismo.

O contato de Helouise com o fotojornalismo está aliado a sua formação acadêmica. Sua tese de mestrado sob o tema “Aprenda a ver as coisas: fotojornalismo e modernidade na revista O Cruzeiro” e seu doutorado em Arquitetura e Urbanismo sobre “Um olho que pensa: estética moderna e fotojornalismo” ilustram algumas das incursões da convidada no mundo da fotografia.

Atualmente ela é chefe da divisão de pesquisa em arte pelo MAC abarcando principalmente a parte de teoria e crítica. Atua também na área de artes com ênfase em diversos temas como fotojornalismo, fotografia moderna e contemporânea, museologia entre outros.

Helouise é autora do livro “Arte Concreta Paulista: Waldemar Cordeiro e a Fotografia e, juntamente com Renato Rodrigues da Silva, publicou “A Fotografia Moderna no Brasil”.

0 comentários: