quinta-feira, 25 de agosto de 2011

[Fotojornalismo] Dirce Carrion

As muitas visitas à África subsaariana fizeram com que a fotógrafa gaúcha Dirce Carrion, arquiteta por formação, tivesse uma ideia: promover o conhecimento mútuo entre crianças brasileiras e africanas de comunidades carentes, separadas por um oceano mas unidas pelo modo de vida. Como? Através de cartas e fotografias que elas trocariam umas com as outras, por intermédio da fotógrafa.

Apaixonada pelos projetos nos quais se envolve, Dirce Carrion chegou a oferecer as máquinas fotográficas e oficinas de fotografia e redação para as crianças, com recursos tirados do próprio bolso. O resultado foi uma exposição no Fórum Social Mundial de Porto Alegre, em 2005, e a publicação do livro “Brasil-África Olhares Cruzados”.

Desde então, o que era apenas um título de livro virou um grande projeto. O “Olhares Cruzados” criou forma, conseguiu parceiros e hoje está espalhado por 22 comunidades no Brasil e pela África e América Latina. Dirce Carrion publicou uma série de livros com esse título, nos quais ela mostra que as semelhanças entre diferentes países de diferentes culturas são bem maiores do que se imagina.

A fotógrafa estará presente na V Semana de Fotojornalismo, no dia 30/08, apresentando palestra sobre os lugares como ícones, junto com Caio Guatelli, às 15h.

0 comentários: