Foi-se o tempo em que esporte era só no estádio, no ginásio, na pista, na piscina... Mas nada de nostalgia, porque o esporte não acabou! Muito pelo contrário, ele ainda está entre nós, aqui mesmo, na aba do lado, no seu celular, na TV. Por meio das TVs digitais, aparelhos portáteis e internet, os jogos são transmitidos em qualquer lugar. As pessoas passaram a ter a oportunidade de acompanhá-los em tempo real. Com isso, até a manifestação do público em relação ao esporte se modificou.
João Pedro Paes Leme, diretor de programas esportivos da TV Globo, diz que “a transmissão dos jogos pela internet esbarra numa limitação puramente tecnologia”. O que as impede de crescer ainda mais é a capacidade dos servidores de suportar tantos usuários. Uma alternativa para o problema são as redes sociais, como Facebook e Twitter. Elas vêm sendo usadas para abrir um espaço de comentários dos jogos ao vivo tanto por profissionais como pelo público. Tiago Leifert, editor-chefe e apresentador do Globo Esporte, conta um caso em que estava acompanhando um jogo pela internet e várias pessoas começaram a lhe enviar tweets sobre isso. No começo do Globo Esporte seguinte, Tiago fez uma reportagem com os comentários das próprias pessoas, o que, segundo ele, deu uma matéria muito legal.
O segredo seria “descobrir primeiro como ouvir esse público para saber com mais rapidez como dar o passo seguinte”, revela Paes Leme. A Rede Globo vem tentando juntar seus recursos de TV e internet para encontrar caminhos para que isso aconteça. A inovação tecnológica encaixa com o conteúdo esportivo, que tem a chance de ser também inovador. “O esporte vai do jornalismo ao entretenimento”, diz Paes Leme. E nada como a era digital para proporcionar recursos, como integração de imagem, som e texto de forma rápida, e fazer o jogo da inovação continuar.
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