terça-feira, 30 de junho de 2009

[Internacional] A copa do mundo é dos jornalistas

Yasmin Abdalla
yasmin.abdalla@gmail.com

Manual de cobertura: África do SulJohanesburgo


Apesar da Copa do Mundo de 2010 ainda estar longe de acontecer, preparativos em torno da África do Sul já estão sendo tomados. Principalmente quando se trata da cobertura internacional por parte dos variados jornais mundo a fora. Para um jornalista brasileiro que se interesse em cobrir o evento, é necessário não apenas saber sobre a parte esportiva, mas também pesquisar sobre a cultura africana e se informar sobre algumas questões práticas da viagem.

Segundo o Consulado Geral da África do Sul (para maiores informações veja o quadro abaixo) não há necessidade de visto para entrar no território. A relação entre Brasil e África do Sul é amistosa. A entrada de brasileiros no país é livre. Existem vôos diários entre São Paulo e Johanesburgo, pela South Africa Airlines.

Na Africa do Sul há vários idiomas oficiais. Cada grupo tribal africano (Zulu, Xhosa, etc..) tem a sua própria língua, hoje reconhecidas como oficiais. Já os brancos falam afrikaner, idioma parecido com o holandês. Todos falam inglês, que é a língua que garante a unidade nacional. Para a cobertura, é importante que o jornalista tenha o domínio da língua inglesa.

O país possui o melhor PIB da África. Sua atividade mais importante é o turismo. Recebe muitos turistas, e é um destino muito procurado para safáris fotográficos Há uma excelente estrutura turística. A única preocupação é com a violência. Segundo a ONU, Johanesburgo tem índices de criminalidades preocupantes, conseqüência da desigualdade existente, herança histórica do Apartheid (segregação racial que ocorreu no país por quase 50 anos).

A África do Sul está construindo atualmente cinco novos estádios de futebol em preparação para a Copa do Mundo de 2010. Será a primeira vez da história do país que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do Apartheid os estádios eram construídos exclusivamente para o rugby e o críquete. Dentre eles o Ellis Park Stadium, com capacidade de 61.000 pessoas, mostrado na foto ao lado.

Estádio Ellis Park, em Johanesburgo

OUTRAS CURIOSIDADES
1. Qual cerveja beber?
Na hora da folga nada como uma cerveja gelada ao assistir um jogo apertado. A maior produtora de cerveja do país é a multinacional Breweries, que distribui seus produtos por várias partes do mundo. Vale a pena experimentar.

2. O que comer?
Com certeza alguém que vai à África do Sul vai experimentar a Papa, o principal acompanhamento da região. É feito de farinha de milho e água. Possui uma forma consistente e acompanha tudo, desde macarrão até frango.

3. Qual é a moeda local?
A unidade monetária sul-africana é o rand - que vale aproximadamente 0,7 centavos de dólar

4. Qual o fuso horário da África do Sul?
Na hora de ligar para o Brasil, atenção: a África do Sul está a 2 horas adiantada em relação ao Meridiano de Greenwich, logo, está 5 horas a frente do Brasil.

5. Quais são os cuidados médicos?
Na África do Sul há uma grande incidência de malária. Medidas como o uso de repelentes e de mosquiteiros são essenciais para se proteger contra o mosquito transmissor. Além disso, a vacinação contra a febre amarela é essencial para a entrada no país.


CONSULADO GERAL DA ÁFRICA DO SUL
Endereço:
Avenida Paulista, 1754 - 12o. Andar
Cerqueira César - São Paulo/SP
(próximo ao Masp/ Estação do Metrô Trianon-Masp)
Tel:
(11) 3265-0449
E-mail:
veronesea@foreign.gov.za
Horários:
Segunda a Sexta , das 9 às 12h
Atende as seguintes UFs: ES, PR, RJ, RS, SC e SP.

5 comentários:

Claudia M. Justiniano disse...

Muito interessante. Gostei da abordagem leve e informativa. E fico feliz que a grana dos sul-africanos não é muito desvalorizada.
Bom trabalho, pessoal!

Felipe Marques disse...

As curiosidades depois do texto principal ficaram bem bacanas. Para quem for viajar para África do Sul, seu texto está essencial. Usar a Copa do Mundo como gancho também foi uma ótima idéia.

Fóssil disse...

Vai ser valioso no dia que eu for lá! hehehe Brincadeiras à parte, eu sempre gostei desses textos de curiosidades à respeito de lugares que eu não conheço (e dos que acho que conheço). É interessante termos olhares diferentes sobre os lugares e o teu texto fez isso de uma forma, concordando com o coemntário acima, leve e informativa. Muito legal!

Lucas disse...

Gostei !

=D

Guilherme D. disse...

Tá aí! Boas dicas para quem se aventurar a cobrir a Copa!

Isso me lembrou uma série incrível que o Esportes do Estadão deu durante a Copa das Confederações, julho agora. O repórter foi até Soweto, o bairro pobre de Joanesburgo e marco histórico por ser o centro de resistência ao Apartheid. Ali, acompanhou os jogos de várzea, as peladas, o pequeno campeonato de futebol amador local. A metros dali, as maiores estrelas do futebol mundial jogavam (Brasil, Itália, Espanha). Simplesmente emocionante!