segunda-feira, 15 de junho de 2009

[Internacional] Cobertura internacional: como se preparar?

Beatriz Amendola
bia.amendola@gmail.com

A possibilidade de conhecer novas pessoas, lugares e culturas anima qualquer um. Mas o jornalista internacional que vai a campo realizar uma cobertura tem que estar muito bem preparado. Confira aqui três dicas para isso:



1. Informe-se sobre o país

O jornalista internacional deve ter o máximo possível de informações a respeito do local que está cobrindo. Para isso, vale desde pesquisar sobre o que saiu sobre o país na imprensa estrangeira até conferir ensaios e entrevistas de especialistas. Também é importante se apoiar na imprensa e nos jornalistas locais, que podem oferecer uma visão alternativa dos fatos, e comunicar-se com órgãos oficiais, como as embaixadas e os consulados.

2. Entre em contato com a cultura local
De acordo com João Batista Natali, “são nos pequenos detalhes que a gente conhece o país”. Esses detalhezinhos surgem nas formas de expressão da cultura, como a literatura, a música e os mitos, e no próprio dia-a-dia, na convivência e nas conversas com os moradores. Eles são espelhos dos valores que regem as sociedades. Assim, a partir do contato com eles, o jornalista consegue compreender melhor o país em que está e a forma como ele se relaciona com os outros, evitando cair em estereótipos.

3. Conheça a língua local
Além do conhecimento perfeito do inglês – que é básico -, é recomendável que o jornalista saiba falar a língua e os dialetos do país ou da região. Só dessa forma ele poderá ter acesso a fontes diferenciadas, como a imprensa local e até os próprios cidadãos. Isso é muito importante, principalmente para o correspondente, que é quem está em contato direto com os fatos. Outra vantagem disso é a independência que o jornalista adquire em relação aos intérpretes, cuja visão, segundo Lourival Sant’Anna, “sempre vai influenciar”.

0 comentários: