quinta-feira, 25 de junho de 2009

[Internacional] Brasil no exterior

Beatriz Amendola
bia.amendola@gmail.com


"O Le Monde acha que o Lula é de esquerda, mas nós sabemos que não é verdade". Essa frase de João Batista Natali, ex-correspondente da Folha de S. Paulo em Paris, na palestra de Jornalismo Internacional ocorrida na última quinta-feira (28/05) levantou uma dúvida: como o Brasil é retratado no exterior? Para responder a essa pergunta, analisamos as notícias publicadas nos últimos 30 dias em três jornais de grande expressão internacional: The New York Times, The Guardian e El País.

The New York Times

O jornal nova-iorquino é o que, em quantidade, deu menos espaço ao País: o Brasil foi citado em apenas cinco matérias. Porém, as matérias são longas e refletem temas de relevância no cenário político e social brasileiro tais como os impactos dos problemas de saúde de Dilma Roussef na sucessão presidencial, as enchentes no nordeste e a CPI da Petrobras. Mesmo assim permanecem as idéias que associam o Brasil a violência, como na reportagem “Fearful Brazilians Keep Armored Car Sales Booming(Brasileiros temerosos mantêm vendas de carros blindados em alta, em tradução livre), em que o jornalista refere-se a São Paulo como “um grande cidade notória por assaltos e sequestros”.

El País
O periódico espanhol deu destaque à política brasileira no contexto das relações com nossos vizinhos latino-americanos e o papel de “potência regional” exercido pelo País. O jornal também demonstrou interesse por nossa política interna ao fazer uma entrevista com o presidenciável Aécio Neves e tecer um painel da sucessão do presidente Lula – são citados o impasse trazido pela enfermidade da ministra Dilma Roussef, tida como a provável candidata do PT, e a disputa entre o entrevistado e o governador do estado de São Paulo, José Serra, para definir qual será o candidato do PSDB. Porém, é possível verificar que ainda persistem os estereótipos relacionados a problemas de violência, tráfico de drogas e prostituição. Mostra-se o Brasil como um dos países “mais violentos ” e que mais exporta mulheres na América Latina”.

The Guardian
No jornal britânico, o Brasil aparece associado quase que exclusivamente ao futebol, em especial como local de origem de parte dos jogadores que atuam nos times europeus. Ao contrário dos outros dois periódicos, o The Guardian publicou apenas uma reportagem relacionada à política brasileira ou seus problemas sociais: “
Bid to name Rio de Janeiro's HIV carriers online sparks row”, sobre a derrota de um projeto de lei que propunha a divulgação online dos nomes dos pacientes com HIV no estado do Rio de Janeiro.

*Os sites foram acessados pela última vez no dia 28/05

6 comentários:

André Eler disse...

tendo a acreditar que a associação do Brasil à violência não é mero estereótipo, como sugere o texto. texto bem escrito e bem pertinente, aliás.

Claudia M. Justiniano disse...

Minha experiência pessoal no exterior aponta que o Lula é, de fato, pop e que os argentinos adoram nosso português.

Yasmin. disse...

Bia, Parabéns pelo texto. Muito interessante e bem pesquisado. =)

Fóssil disse...

Adoro ler sobre esse assunto! E parece que os gringos em boa parte não nos surpreendem...

Julia Carvalho disse...

Muito bom texto, Bia.
Daquelas coisas que a gente sempre quis saber, mas nunca vai atrás.

Guilherme D. disse...

Faço das palavras do André minhas palavras. Uma análise de um mês não pode chegar a tais conclusões. As reportagens tratam da violência no Brasil porque de fato isso existe fortemente aqui. Nós brasileiros sabemos bem que isso está longe de ser um estereótipo de fora, mas sim é uma dura realidade interna.
Abraços!