terça-feira, 31 de março de 2009

[Esportivo] Especializar-se?

Sérgio Xavier Filho, editor da Placar

"A gente tenta fazer uma separação, uma lembrança que jornalista esportivo não é uma raça específica. É tudo jornalista, tudo igual - as regras são mais ou menos as mesmas". É o que diz Sérgio Xavier Filho, editor chefe da revista Placar e da Runners, ambas da editora Abril. O jornalista, que já trabalhou com reportagens sobre economia e jornal diário, deixou claro àqueles que desejam seguir carreira que devem amar o jornalismo, e não o "esportivo".

"O lado que a gente vai se encaminhar são circunstâncias que vão aparecer na nossa frente, depende, sobretudo, das oportunidades". Sérgio disse que as premissas para qualquer tipo de jornalista são iguais. Cultural, econômico, político ou esportivo; uma especialização não deve ser pensada enquanto se está na faculdade, na opinião do editor.

Sérgio também é um dos coordenadores que seleciona candidatos para o Curso Abril de Jornalismo. No processo seletivo, ele observa candidatos à Revista Placar que dizem amar o esporte, mas nota que estes esquecem de amar o jornalismo.

Sérgio disse que o mercado de trabalho é como "uma máquina de pescar bichinhos de pelúcia" - "todo mundo faz as coisas muito iguais. Quem pensa diferente, procura um caminho diferente e mostra isso tem um diferencial competitivo enorme". O exemplo? Não basta entrevistar o Marcos, goleiro do Palmeiras. Diferente é colocar Marcos e Rogério Seni, frente a frente, fora dos campos e numa conversa bate-bola.

0 comentários: