quinta-feira, 2 de abril de 2009

[Visual] Nova dinâmica informacional

Lucas Tófoli Lopes
lutofoli@gmaill.com

O que leva um publicitário trabalhar com Jornalismo? A resposta de Mario Kanno, editor adjunto de arte da Folha é a seguinte: "o jornal tem um produto rápido".

Formado em publicidade, Kanno já trabalha com jornais há mais de 20

anos. Dirigindo-se aos alunos de jornalismo, ele disse: "tem toda uma escola que ensina vocês a apurarem (...) mas nem sempre isso serve direito ao leitores". E o que podemos fazer por eles?

A nova saída para o leitor é a infografia, que, segundo Kanno, nada mais é do que transformar a informação em imagens. Segundo pesquisa do instituto poynter.org, 80% dos leitores leem os infográficos numa página de jornal.

“A gente não pode ficar jogando informação bruta para os leitores, podemos dar algo melhor para eles". É a nova dinâmica do informação: mais dados em menos tempo, utilizando-se das imagens.

O professor da Universidade de Navarra e considerado um dos "magos" do design de jornais, Javier Errea, já proclamou a seguinte tese: "Só a infografia salvará os jornais". Aos poucos, a tese é ratificada - Super Interessante e Mundo Estranho, ambas revistas da Ed. Abril, são publicações quase totalmente baseadas em infograficos e dominam entre o rank das mais vendidas no Brasil.

0 comentários: