quarta-feira, 11 de março de 2009

[Cultural] De filme em filme

Lucas.! Tófoli Lopes
lutofoli@gmail.com


Pensar em capas, entrevistas, filmes 'cabeças' e profundos. Tudo muito bonito, mas, para Luiz Carlos Merten, não é só isso, "escrever sobre cinema no jornal é diferente". O jornalista e critico de cinema do Estado de São Paulo faz da crítica e coluna dos cinemas de TV sua crônica, sua diversão diária.

"Quando eu morrer, vai abrir emprego que é uma beleza", disse o jornalista trabalha com prazer tanto a crítica ao filme blockbuster do momento quanto àquele que passa na TV. Em suas palestras aos 'focas' do Estado, o crítico diz que se deve trabalhar com o mesmo entusiasmo em todas as situações.

"Eu gosto de filmes que nenhum outro colega meu gosta (...) até acho fácil ver um filme cabeça do Bressane", disse Merten,
sobre o diretor que é um dos representantes do cinema marginal brasileiro. Mas ele afirma que vê tudo. Sem preconceitos, "da comédia mais idiota, filmes de humor (...) e revejo muitos filmes".

É esse um dos caminhos da crítica de cinema. "É uma rotina muito prazerosa", ver filmes durante todo o dia e quase todo dia. Para o cinéfilo de plantão, talvez um sonho.

0 comentários: