segunda-feira, 31 de agosto de 2009

[Fotojornalismo] Universo digital

Beatriz Amendola
bia.amendola@gmail.com

Pixels, bitmaps, imagens vetoriais... Todo mundo já ouviu algum desse termos. Mas você sabe o que eles são? Thales Trigo, da FullFrame Escola de fotografia, ajudou a responder a essa dúvida no workshop Imagem Digital, o primeiro da III Semana dDSC01387e Fotojornalismo.

O professor começou com uma definição: a de imagem digital. De acordo com ele, é aquela imagem “ cujos elementos são formados por longas séries de números”. E sabe quem são esses números? Os famosos pixels! “O pixel é um numero, ele não tem existência física”, completou.

Trigo ainda comentou sobre os dois tipos de imagens digitais: Bitmap e Vetoriais. A primeira é aquela que você tira com a sua câmera digital. Já a segunda é aquela formada por linhas matemáticas – e por isso tem a vantagem de não ficar distorcida.

Com a mesma foto em duas versões, uma vetorizada e a outra em bitmap, ele conseguiu exemplificar a diferença entre as duas. A qualidade da primeira era inferior – “imagens vetoriais não se aplicam a representações do mundo”. Para elementos mais complexos, o bitmap é mais apropriado. Já as imagens com desenhos, como os logos, ficam melhores se forem vetoriais.

0 comentários: