segunda-feira, 31 de agosto de 2009

[Fotojornalismo] Fotografia em movimento

Yasmin Abdalla
yasmin.abdalla@gmail.com

DSC01486 Walter Benjamin formulou a seguinte equação em 1936: Cinema = fotografia + movimento. Philippe Dubois, em sua palestra sobre “Fotografia e Cinema” realizada na III Semana de Fotojornalismo, desmistifica essa fórmula.

O professor da Universidade de Sourbonne acredita que não preciso escolher entre imobilidade e movimento, é possível obter ambos simultaneamente. Para exemplificar sua teoria, ele mostra uma película que se utiliza de uma técnica inovadora.

O curta é produzido com uma câmera especial que gira sob um eixo e consegue capturar 360º do ambiente. O resultado é uma imagem fotográfica que se desenvolve em 12 metros de comprimento, uma imagem panorâmica tirada de uma só vez. Em cima dessa câmera é colocada uma filmadora digital, enquanto a câmera fotográfica gira, a filmadora também gira, permitindo o mesmo panorama com uma pequena diferença de altura entre os dois equipamentos.

Para se ver o resultado, há um anel no qual a fotografia se expõe, onde o vídeo é projetado. As duas imagens são sobrepostas e são reproduzidas simultaneamente. Isso cria um novo tipo de movimento. Um movimento fundado no cinema e na fotografia.

10 comentários:

Rafael Ciscati disse...

Ótimo texto, e feito contra o relógio! Essa semana promete...em todos os aspectos!

Felipe Marques disse...

Vcs estão de parabéns. Estou muito orgulhoso.

Leonardo Zaneti disse...

no final acabou desviando um pouco sobre o assunto, mas foi muito bom... poderia ter ficado dias lá sentado vendo a palestra, pena que o tempo tava curto ;/

Anônimo disse...

alguem sabe o nome do artista que fez a "foto-filme"?

Claudia M. Justiniano disse...

Bacana!

Unknown disse...

o primeiro dia foi muito bom,
adorei,
tomara que todos continuem assim,
parabéns galera,

também queria saber o noe do segundo filme,

caci_ disse...

é, só faltou o nome. como assim a tradutora ousou nao repetir? não pegou bem, ainda mais numa palestra sobre imagem.
vale o mesmo para o blog jornalístico. faltou a informação. aguardamos.

aline disse...

Alguém sabe o nome do artista alemão que fez o filme foto,foto filme?

Yasmin. disse...

Oi gente, tudo bem? Então, como a tradutora não deu nenhuma informação sobre o autor e eu escrevi o texto na hora, saiu incompleto. Mil desculpas. Ainda estou procurando esse nome. Assim que encontrar algo, coloco aqui.

caci_ disse...

vale checar com o próprio Dubois no encontro de quinta-feira.