quinta-feira, 28 de maio de 2009

[Internacional] O que é Jornalismo Internacional?


Lucas Rodrigues
lucas_rodrigues@live.com

Aconteceu nesta quinta-feira, 28 de maio, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, palestra sobre jornalismo internacional com a participação dos jornalistas Lourival Sant’Anna, do Estado de S. Paulo e João Batista Natali, da Folha de S. Paulo.

De acordo com Natali, “jornalismo internacional pode ser muita coisa”. Ele falou que o tema se refere, principalmente, ao trabalho dos correspondentes e enviados especiais, que são os responsáveis pela produção de notícia sobre os fatos internacionais.

Segundo Lourival Sant'Anna, o enviado especial pode oferecer perspectivas diferentes das do correspondente, pois tudo é novo para ele.

Os palestrantes falaram também sobre a influência da visão pessoal do jornalista, que vai enxergar o país retratado sob o ângulo de sua formação cultural. “A pauta é cultural, é mitológica”, disse João Batista. Para ele, o papel do jornalista é fazer uma conexão entre as duas culturas: a do país sobre o qual escreve e a do país para o qual escreve.

"A única maneira de entender um fato jornalístico é vive-lo", disse Sant’Anna sobre a sua experiência em conflitos como os do Líbano e da Geórgia. O jornalista afirmou ainda que a reportagem é a tentativa de compreensão do fato em que está inserido.