domingo, 31 de maio de 2009

[Internacional] Estrelas do jornalismo internacional


Nathália Monteiro dos Santos
natms27@gmail.com

Inicialmente pensada para futuros jornalistas e relações-internacionais, a Palestra de Jornalismo Internacional, realizada na última quinta-feira, 28 de maio, contou ainda com a presença de estudantes de vários outros cursos, como astronomia, editoração e publicidade e propaganda. De modo geral, os universitários esperavam aprender mais sobre uma área que já despertava seu interesse.

A presença de Lourival Sant’Anna, do Estado de S. Paulo, e João Batista Natali, da Folha de S. Paulo, experientes jornalistas internacionais, também foi responsável por atrair muitos dos participantes. Os palestrantes foram com a intenção de compartilhar suas histórias profissionais e, mais do que isso, ouvir as perguntas da platéia, descobrir pelo que ela se interessava e qual era a sua visão sobre o tema.

O evento foi bem-sucedido: tanto os palestrantes quanto a audiência mostraram-se empolgados e satisfeitos com o conhecimento que adquiriram. Elogiou-se a interação entre os jornalistas, que, coincidentemente, eram amigos de longa data, e também o equilíbrio entre a exposição aspectos teóricos e práticos da profissão, como observou Gustavo Carbonaro, aluno do sétimo ano de jornalismo da USP.

Também se comentou a respeito da desmistificação do jornalismo internacional, considerado por muitos uma carreira glamorosa. Rafaela Carvalho, estudante do primeiro ano de jornalismo da USP, disse que os palestrantes fizeram-na perceber que “o jornalismo internacional, por mais idealizado que seja, está ao nosso alcance.”

0 comentários: