sábado, 11 de outubro de 2008

[J.Júnior] Uma grande experiência

Entrar para uma empresa júnior proporciona muito mais do que “vivenciar aquilo que se aprende na faculdade” ou “aprimorar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso com trabalhos de verdade”.

Sim, de fato as asserções acima são verdadeiras. Os mais de 30 membros da J.Júnior desta gestão 2008/2009 podem aplicar o que aprenderam (seja em um semestre, como é o caso dos novos membros, “bixos”, seja em vários semestres, como é o caso da diretoria, que já está na empresa desde 2007) e ainda aprimorar o conhecimento adquirido, crescer enquanto profissional.

Tanto é que no processo seletivo analisamos muito mais qualidades e características pessoais do que competência ou know-how em seja-lá-o-quê. A J.Júnior não tem grandes pretensões financeiras, não é seu objetivo lucrar ou fazer fortuna no mercado das empresas de comunicação... Se essa fosse nossa idéia, estaríamos desvirtuando o conceito de “empresa júnior”.

Nossa principal missão é proporcionar experiências ricas de aprendizado e desenvolvimento dos conhecimentos do curso de Jornalismo. Experiências essas que enriquecem muito uma faculdade de Jornalismo. Pra que ficar somente na rigidez das aulas, da carga horária, das optativas? Na empresa júnior, na J.Júnior, tem-se contato com experiências únicas, que extrapolam a sala de aula.

Trabalha-se com produção de texto e diagramação no Princípio Ativo, que reforça as bases do Jornalismo Científico e contribui para uma difusão do conhecimento da Faculdade de Farmácia da USP; trabalha-se com Jornalismo Cultural e de crítica com o site Cinéfilos, sobre Cinema; entre outros.

Mas está lembrado do que disse no primeiro parágrafo, o além de um aprendizado que tange a profissão? Pois é, na J.Júnior estamos cada vez mais nos envolvendo com projetos que exigem muito além do aluno de jornalismo, mas do cidadão, do profissional completo preocupado com a sociedade.

Com o Projeto Jovem Doutor, um projeto de Extensão da Faculdade de Medicina da USP; e com uma parceria que está prestes a ser concretizada, com a ONG “Um Teto para Meu País”, que trabalha com voluntários em toda a América Latina, estamos tentando inserir a empresa nesse âmbito de participação social mais ativa, que foge do burocrático “empresa oferece serviço, cliente paga pelo serviço, serviço é feito”.

Com essas duas vertentes, a primeira do começo do ano, a segunda bem recente, pretendemos espalhar os conhecimentos dos alunos de Jornalismo da USP para a sociedade de forma mais direta e ativa.

Enfim, participar de uma empresa júnior mexe com o aluno em todos os aspectos, enriquece a trajetória acadêmica do estudante. E a J.Júnior tenta abrir ainda mais a gama desses aspectos. Nosso objetivo é trazer projetos bem diversificados, que mesclem extensão, apoio, participação social e contato com o mercado de trabalho, gerando prestação de serviço, difusão de conhecimento, extensão e auto-aprimoramento.

Esperamos poder, de degrau em degrau, melhorar a J.Júnior cada vez mais, até que essa “grande experiência” tenha 100% de eficiência e realização.

Até mais!

1 comentários:

Ana Cesar disse...

Gostei tanto do blog J.Júnior que postei-o no Stoa. Parabéns pelo trabalho.

Ana Cesar
www.stoa.usp.br/anacesar