Beatriz Amendola
bia.amendola@gmail.com
No workshop interno da J.Júnior, promovido pelo núcleo de Assessoria de Imprensa no dia 08 de outubro, o Diretor de AI, Ricardo "Borbas" Azarite, explicou os 8 passos essenciais na execução da tarefa do Assessor. Borbas ressaltou que essas são as principais etapas do modo J.Júnior de conduzir o trabalho de assessoria e nosso método próprio de execução. Confira-os aqui:
I Estratégias com o cliente
Em assessoria, você precisa conhecer muito bem o seu cliente e as ciricunstâncias que o cercam. Há 4 pontos principais que devem ser analisados: força, oportunidade, deficiência e ameaça. A partir dessa análise, determina-se o que o cliente precisa melhorar e do que ele deve cuidar. Este também é o momento de definir um planejamento, que inclua itens como o enfoque do release e como a divulgação vai ser feita.
II Produção de Mailing
Aqui você vai montar a lista dos contatos para quem você irá divulgar seu cliente. Deve-se ter em mente a seguinte pergunta: “Com quem meu cliente combina?”. Não é em todo lugar que seu cliente vai ser vendido (se o seu cliente é uma indústria farmacêutica, não adianta entrar em contato com uma revista de esportes, por exemplo). Por isso, evite enviar e-mails freneticamente para vários veículos – é desperdício de tempo e energia e ainda pode sujar o seu nome.
III Produção de release
O release não é propaganda. Ele é um texto jornalístico, que deve ser informativo. O texto deve despertar o interesse do jornalista para que ele vá atrás de sua pauta. Para tanto, é importante que ele seja criativo e tenha um titulo bem feito. Depois de pronto, confira a qualidade dele - já que o texto vai circular na mídia, ele deve estar impecável. E uma dica: quanto mais especifico para o jornalista/veiculo, melhor.
IV Sugestão de pauta
Este é o momento de entrar em contato com os jornalistas do seu mailing e tentar vender a pauta. É importante ser calmo, claro, objetivo e usar argumentos racionais. Mostre tudo o que sabe sobre seu cliente e não leve grosserias para o lado pessoal – nem sempre a pessoa do outro lado da linha tem tempo disponível para te ouvir. Tenha jogo de cintura: se ela não se interessar, peça uma indicação de quem se interessaria.
V Divulgação por email
Depois da conversa com o jornalista interessado, deve-se enviar o release para ele. Lembre-se de colocar no assunto algo que remeta ao que foi conversado.
VI Follow up
É o acompanhamento da sua pauta na redação do veículo para o qual ela foi vendida. Ligue para o jornalista para saber se a matéria vai sair mesmo e se pode ajudar com algo. Seja solicito sempre, mas não ligue demais: o recomendável é fazer isso apenas duas vezes.
VII Clipping
Reúna todas as matérias em que seu cliente teve exposição na mídia. Além de ser a prova de sucesso do assessor, é um material bom de se guardar para projetos futuros e para conseguir novos clientes.
VIII Relatorio
Depois do sucesso, é hora de elaborar um relatório. Ele é um importante feedback para o cliente, e deve conter uma boa analise do clipping (como o meu cliente foi citado em que meios). Dessa forma, ele facilita planejamentos futuros e auxilia na gestão de conhecimento.
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